top of page
  • Foto do escritorRose Campos

Porque a natação pode ser a sua próxima atividade

No período de isolamento social muitas pessoas se deram conta da importância de buscar uma vida mais saudável e equilibrada. Neste caminho, a natação pode ser uma grande aliada para pessoas de todas as idades. Saiba mais a respeito e prepare-se para pular na água assim que a quarentena acabar



Para falar sobre os benefícios da natação para a saúde, fomos conversar com a educadora física, professora e treinadora de natação Inês Iglesias, que atua em duas academias de São Bernardo do Campo (SP). Acompanhe a entrevista.

Saúde Sempre - Quais os principais benefícios da natação para pessoas de diferentes idades e a partir de que idade uma criança pode começar a ter aulas de natação?

Inês Iglesias - Geralmente os benefícios são vários. A atividade na água, em si, ajuda a não dar problema nas articulações, diferente dos exercícios no chão, que provocam muito impacto. A natação também serve para aliviar o stress, proporciona equilíbrio muscular, melhora a postura e o condicionamento físico geral, além de estimular o gasto calórico. Como utiliza o metabolismo aeróbio, solicita muito do corpo, propicia a perda de peso. Também é indicada para pessoas com doenças cardiorrespiratórias, pela estimulação do diafragma. A estimulação aquática começa, na verdade, desde o primeiro banho do bebê. Mas geralmente os pediatras indicam que os bebês tenham aulas de natação a partir dos seis meses de idade. Então, a partir daí os pais já podem escolher o melhor momento de a criança começar.


Medo da água


Saúde Sempre - Embora pareça natural para as crianças, por outro lado, muitos adultos crescem com medo da água. Tem alguma dica para a superação desse medo?

Inês Iglesias – Pode ser que a pessoa traga esse temor desde a infância ou que o tenha adquirido por ter vivido algum trauma. Se a pessoa já chega com essa queixa, eu, como professora, sempre peço para a pessoa conversar comigo a respeito, para procurar entender qual é a situação. A partir daí, vamos explorando aos poucos, peço para a pessoa sentar na beira da piscina. Depois damos uma volta, pego na mão da pessoa, para ela se sentir segura. E tentamos entender se é medo mesmo ou alguma insegurança. Procuro entender esse contexto e incentivar que ela ganhe confiança trabalhando em etapas.


Saúde Sempre Se o objetivo for a perda de peso, a natação é uma boa indicação?

Inês Iglesias – Pode perder sim. Se a pessoa é iniciante, a perda de peso pode não ser significativa na natação. Mas a partir do momento em que aprende os quatro estilos, peito, costa crawl e borboleta, e mediante um bom programa de treino, poderá sim perder peso.

Saúde Sempre Existe alguma contraindicação para a prática?

Inês Iglesias – Se a pessoa tem problemas dermatológicos, como micose, não pode entrar na água, sob o risco de contaminar outras pessoas. Não ocorre na água, mas pelo contato no chão. Se estiver algum processo infeccioso, também não deve entrar na piscina. Outra situação é a crise de asma. Não é que a pessoa com asma não possa fazer natação. Ao contrário, o exercício traz benefícios nesse caso. Apenas é importante evitar as situações de crise. Passo isso, ela pode retomar a atividade.

Saúde Sempre Além disso, há outros cuidados que devem ser adotados?

Inês Iglesias - Se for começar a prática em uma academia, geralmente existem regras que são informadas antes do início das aulas. Então, basta seguir essas orientações. Já em clubes, ou mesmo em rios e no mar, é importante não se arriscar se não souber nadar, pois pode ser muito perigoso.


"Na aprendizagem, é normal seguirmos algumas etapas, mas em quanto tempo o aluno irá dominá-las, vai depender do ritmo de cada um"

Saúde Sempre E quanto tempo, em média, leva para alguém aprender a nadar?

Inês Iglesias – Esta é a primeira pergunta que todo mundo faz. (risos) E é difícil responder porque, de fato, depende muito mais do aluno do que do professor. É normal seguirmos algumas etapas, mas em quanto tempo o aluno irá dominá-las, isso é difícil afirmar, pois vai depender de cada um. Eu já vi gente aprender em dois dias, mas isso não é comum. Em geral, pode demorar meses, ou até um ano.

Saúde Sempre É indicado que o praticante de natação alterne o exercício com outro tipo de atividade física?

Inês Iglesias – É possível sim combinar a prática da natação com vários tipos de outros exercícios físicos, desde que a pessoa não tenha restrições médicas para nenhuma das atividades. Normalmente não tem nenhum problema. A única coisa que eu aconselho é que não se pratique musculação antes da aula de natação. Isso vai comprometer a flutuação porque a musculatura vai estar fatigada, ou seja, cansada. Então, eu peço para fazer a musculação depois da aula de natação.

Saúde Sempre Qualquer pessoa que saiba nadar bem em uma piscina está apta a nadar também na natureza, como em lagos, rios e mares?

Inês Iglesias – Não, eu aconselho a fazer um treino específico antes. Porque saber nadar na piscina não torna a pessoa apta a nadar no rio ou na praia, por exemplo. Nesses locais é preciso considerar as condições climáticas e atmosféricas, que são imprevisíveis. Variáveis como vento a favor, correnteza, temperatura etc., tudo precisa ser considerado. Eu sou também técnica de natação, então, costumo preparar o nadador, seja adulto ou criança, especificamente para maratonas aquáticas. E maratonas aquáticas geralmente são realizadas em represas ou no mar. Aconselho a não entrar na água sem conhecer as condições atmosféricas e climáticas do local onde vai nadar e muito menos sem ter um treino específico. Além disso, é bom ter um barco que vá acompanhar o percurso e um salva-vidas. Eu diria que, sem tudo isso, a pessoa não está apta a nadar nessas condições. É preciso lembrar que, na piscina, a água é clara, límpida, geralmente dá para ver tudo. Enquanto no mar ou no rio é comum não conseguir ver nada além de um palmo. Eu sei por experiência própria, pois fui maratonista aquática durante muito tempo e me lembro que, especialmente na primeira vez que se entra nessas águas, costuma dar muito medo.



Principais benefícios da natação:

· Baixo impacto nas articulações

· Alivia o stress

· Equilíbrio muscular

· Melhora a postura

· Melhora o condicionamento físico

· Gasto calórico elevado

· Auxilia no tratamento de doenças cardiorrespiratórias

· Auxilia na recuperação de lesões vindas de outras modalidades esportivas


Inês Iglesias é educadora física, professora e técnica de natação com 25 anos de experiência. Trabalha nas academias Atlantis e Pro Jump. Contato: (11) 98422-8760










62 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page